No fim dos anos de guerra e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50 se tornou mais feminina e glamourosa, como também por uma juventude rebelde com o surgimento do rock, de acordo com a moda lançada pelo “New Look”, de Christian Dior, em 1947. Elvis Presley, Chuck Berry e Jerry Lee Lewis foram ícones não só da música como de estilo também, conhecido como rockabilly. As meninas nessa década se jogavam em saias rodadas, calça cigarrete (justa que vai até o tornozelo!), jeans, jaqueta perfecto, hot pants, sapatilhas e saltos altíssimos.
Metros e metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido, bem amplo e na altura dos tornozelos. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias.
Essa silhueta extremamente feminina e jovial atravessou toda a década de 50 e se manteve como base para a maioria das criações desse período.
Porém ao som do rock and roll, a nova música que surgia nos 50, a juventude norte-americana buscava sua própria moda. Assim, apareceu a moda colegial, que teve origem no sportswear.
Os óculos Wayfarer conferem um estilo rocker-superstar ao look, já que surgiram nos anos 50, época de ascensão do rock’n roll e da cultura pop e foram imortalizados por Bob Dylan e Audrey Hepburn (a atriz usa um Wayfarer em Bonequinha de Luxo, um dos filmes mais marcantes da história do cinema).
Os olhos eram bem marcados com sombra, máscara para cílios e, sobretudo o delineador. A sombrancelha era bem definida e preenchida com lápis. A maquiagem realçava a palidez da pele. Os lábios eram bem desenhados e pintados com batom vermelho. O pó-de-arroz compacto não podia faltar numa produção anos 50. Marilyn Monroe (foto) foi símbolo de sensualidade e maior representante do ideal de beleza da época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário